FUNDO DE QUINTAL AWARDS: Meus indicados

SIM! O Why, Dougie?, o Esquadrão Lunático, o ASIANMIXTAPE, o Delírios da Madrugada, o The Misconceptions of Me, o ASIA ON FIRE, o Whatever Music e euzinho nos unimos com um objetivo em comum: por um fim ao monopólio premialístico do MAMA. E para isso criamos o ✨ Fundo de Quintal Awards ✨, uma pequena premiação (que não vai entregar prêmios a ninguém) de música pop asiática!

Vocês podem checar a explicação de como o awards funciona + a compilação de todos os indicados clicando aqui nesse discreto e pouco chamativo link

Como cada um de nós indicou alguma coisa pra fechar todas as categorias, nada mais justo do que eu revelar pra vocês os meus indicados além de comentar o motivo de eu ter escolhido eles, né não? Então clica aí em “Continuar lendo” pra cê ver a listinha com todos os meus indicados.

MELHOR SINGLE DE J-POP / MELHOR VÍDEO DE J-POP

FEMM – SAMISHII NETTAIGYO

Diga-se de passagem que nesse ano eu ouvi pouquíssimo j-pop, o que vocês vão perceber quando o melhores do ano sair. Mas eu não deixei de ouvir o jam “Samishii Nettaigyo” do FEMM. Ela tem uma junção de elementos setentistas com EDM deram à música um espírito funky e dançante muitíssimo divertido. E por isso mesmo eu indiquei essa delicia pra lutar pela sua vitória.

Opa! E “Samishii Nettaigyo” também foi minha indicação pra melhor vídeo de j-pop. Será que isso foi por que o clipe é muito foda ou por que eu não vi nada além desse clipe no j-pop???? Fica aí o questionamento. Mas a realidade é que eu realmente gostei muito da proposta das manequins de copiar exatamente tudo o que tinha no clipe da música original e aprimorar o que tava cagado, dando numa releitura muito legal do clássico. A qualidade aumentou ainda mais com a interpretação de LuLa e RiRi que pareciam mais estar programadas a seguir todos os passos das gurias do WINK do que serem pessoas imitando manequins. E não vamos esquecer do passinho do HALONWEEEEI.

MELHOR ÁLBUM/EP DO J-POP

AI – WA TO YO

Ouvi muito álbum de j-pop? Não ouvi. Mas cheguei a ter contato com a senhorita AI e gostei bastante do material dela dividido em uma sonoridade mais japa e outra mais ocidental. Tem várias músicas muito bacanas saindo desse álbum, incluindo…

MELHOR B-SIDE DE J-POP

AI – Wonderful World (feat. Himekami)

A MINHA INDICAÇÃO DE MELHOR B-SIDE DO J-POP!! Essa Wonderful World é realmente uma delicinha que fica ainda melhor com a voz grave e facilmente diferenciável da AI. O refrão disso aqui é maravilhoso.

MELHOR SINGLE DE MANDOPOP

rçrçrrç

Opa cadê a minha indicação de pop mandarim gente???? Juro que ela tava aqui a segundos atrás! Acho que alguém passou aqui e roubou…

MELHOR ANIMESONG

Ces acham mesmo que eu to dando a mínima pra música de otaku? Essa daí eu deixei o Dallas escolher por mim mesmo e é nois. No fim das contas ele escolheu uma tal de Heikousen duma Sayuri então é isso aí, um bejo pro Dallas.

MELHOR SINGLE DE GIRLGROUP DO K-POP

Nine Muses – Love City

Vocês acharam mesmo que eu ia deixar as nove musas fora dessa top não é mesmo? Depois delas terem lançado esse fucking bop do jeitinho que 9MUSES sabe fazer de melhor: trazendo um pop direto ao ponto que qualquer cantora mainstream mataria pra ter por ser simplesmente maravilhosa (consigo imaginar a voz rouca de Britney Spears falhando terrivelmente nos fenomenais versos de Sojin).

Não tem nenhum detalhe técnico que vá explicar o sucesso de “Love City” bem por que é simplesmente aquela fórmula do pop muito bem utilizada, algo que anda fazendo falta no k-pop que anda se levando a sério demais ultimamente.

MELHOR SINGLE DE BOYGROUP DO K-POP

A.C.E – CACTUS

Se vocês me conhecem bem devem saber que o maior prazer que eu sinto nessa minha jornada de acompanhar k-pop é inigualável e indisputável: ouvir os doces vocais dos… garotos. (. ♥ ‿ ♥).

E entre a minha ampla e vasta biblioteca de músicas de boygroups ouvidas em 2017, uma música se destacou: uma farofa, uma música de refrão epiléptico, uma música de tal boygroup onde os integrantes performam usando empoderados shortinhos apertados e curtos enquanto: CACTUS. E é, gosto pacas da epilepsia rabal que essa música traz, então indiquei.

MELHOR SINGLE SOLO/CO-DE DO K-POP

Kim Lip – Eclipse

Tá bom, deixando as ironias de lado vamo focar no que é importante: Kim Lip e o motherfucking jam que é Eclipse.

Não tinha outra escolha pra colocar em melhor solo de 2017. Eclipse é um down-tempo que consegue se atribuir todas as melhores qualidades desse tipo de música: ser atmosférica, calmante e envolvente. Pra atingir o nível que atingiu foi só a produção fazer sua mágica de uma forma coerente com os vocais de Kim Lip, e a mágica deu certo, muito certo. Fica aí a dica de quem vai ficar alto no meu top de fim de ano rçrçrçr.

MELHOR B-SIDE DO K-POP

IU – Jam Jam

Mas o que é isso? Outro motherfucking Jam? E por que não um Jam Jam?????

Essa aqui é outra dessas músicas extremamente atmosféricas que a gente teve esse ano. Os elementos de “Jam Jam” são simplórios e aparecem timidamente pelos versos da faixa, o que ajuda demaaaais na imersão do ouvinte que vai acompanhando toda aquela simplicidade até chegar no refrão, onde os instrumentos aparecem com vontade e sem dó, sempre naquela vibe airy. Parece mesmo que você tá voando quando os momentos de clímax aparecem, principalmente lá no ultimo e fenomenal pré-refrão.

Esses momentos pontuais de “Jam Jam” ajudaram muito a dar um sabor extra à música. A introdução da música contando com os vocais da IU passando por efeitos como se estivesse falhando foi fenomenal pra mergulhar a gente dentro da faixa, a outro tendo a IU repetindo seja lá o que for em coreano até acabar com som de uma tigela fechando, o “Sarang saran sarang” que liga o último pré-refrão do refrão, enfim, todos esses detalhes ajudaram muito a dar mais camadas à música, mostrando um ar brincalhão e até experimental dos produtores do Jam². Todas essas brincadeiras com o inusitado levaram Jam Jam a ser minha indicada nessa categoria.

MELHOR SINGLE DE REALITY SHOW

rçrçrrç: o retorno

Então né, também tava dando a mínima pra reality shows nesse ano então não tinha nem como eu indicar nada por eu eu não ouvi nada disso. Mas como o Sowon e o Adriano ouviram muito, eles pediram pra eu escolher entre duas músicas lá, aí escolhi uma tal de Super Hot por que o nome dela me lembrava desse jogo. É pois é, um beijo pra o Sowon, pro Adriano e pra todos os realitizeiros que estão nervosos nesse momento.

MELHOR VÍDEO DO K-POP

IU – Last Night Story

Opa, mais IU?? É pois é.

Eu até posso entender que possa ter gente discordando de mim em colocar esse como o melhor clipe do ano, mas eu realmente amo muito esse clipe e não mudaria minha escolha de jeito nenhum.

O ponto mais forte de “Last Night Story” definitivamente é que a IU consegue transmitir a mensagem do vídeo bem demaaaais. Toda a interpretação dela como essa pessoa completamente apática torna 100% perceptível tudo o que ela chegou a sentir nessa fatídica noite, e fazer isso em 3 minutos sem diálogos não é pra qualquer um. Até mesmo a maquiagem dela tá muito bem pensada, dando a ela um aspecto de tristeza forte que só deixa o sentindo da personagem mais claro ainda. No fim das contas a IU nesse clipe sequer parece a IU, parece ser outra pessoa, e é difícil não acabar sentindo uma empatia por essa pessoa de tão nua e crua que é a forma que ela ta sendo representada.

Animated GIF

Junta isso com a estética laranja lindíssima + os enésimos takes impecavelmente lindos que recheiam o clipe inteiro? Quer dizer, o clipe é um fucking eyegasm que não para nunca junto de uma história simples porém muito bem contata com uma representação absolutamente perfeita da personagem que te coloca na pele dela, eu preciso pedir mais que isso?

MELHOR ÁLBUM/EP DO K-POP

Girls’ Generation – Holiday Night

Esse último álbum do SNSD é tudo o que um grupo pop já sólido no gênero pede. É pop de diva mesmo, coisas que Christina Aguilera ou até mesmo Kylie Minogue poderiam ter lançado a alguns anos atrás estão em “Holiday Night”. Dessa forma o álbum consegue ser muito consistente, trazer uma maturidade pra a sonoridade de SNSD, e ainda nos render uns bops maravilhosos além das title tracks. Acho que isso torna “Holiday Night” digno do título de álbum de k-pop do ano, não acho que tenha outro álbum tão consistente quanto esse.

MELHOR COREOGRAFIA/MELHOR DEBUT

Dreamcatcher – Chase Me

Olhe só para elas! Such moves! Much sincronia! Lots of gimmicks!

Mas sério mesmo, a anos eu desejo um girl group que fizesse uma dança tão frenética e complexa como são as das boygroups num geral (ao menos em comparação com as das girlgroups), e Dreamcatcher veio e trouxe exatamente isso que eu queria. A coreografia de “Chase Me” tem um charme especial pra mim, e eu tenho certeza que isso não tem nada haver com o fato de que essa foi a única coreografia de Dreamcatcher que eu me dei o trabalho de dar atenção. rçrçrç

De qualquer maneira, o fato delas estarem aí indicadas pra melhor debut precisa nem de muita explicação né? As gurias trouxeram um conceito/sonoridade foda e muito diferente do usual pra o k-pop e ainda conseguiram fazer uma música muito boa em cima disso tudo. Não tem nem comparação com os outros debuts que aconteceram nesse ano.

MELHOR ESCÂNDALO

Gemeas do mal desmascaradas

Mas é lógico que eu ia indicar o inigualável caso em que Hwayonahanaogn, a destruidora do grupo da nação T-ara, FINALMENTE teve sua maleficência desmascarada, dando à T-ara o glorioso momento de justiça e vingança. Pra ficarem por dentro da incrível polêmica é só clicarem nesse link aí de cima que o voto de vocês instantaneamente vai pra esse indicado. Um beijo.

MELHOR IDOL

IU

Pelo jeito eu fui O ÚNICO A LEVAR ESSA CATEGORIA A SÉRIO. MAS ENFIM.

Eu indiquei a IU por que achei esse ano dela muitíssimo forte. Além de ter trazido um álbum mostrando, com uma vulnerabilidade louvável, o amadurecimento dela na forma como encara a indústria fonográfica coreana e como encara a si mesma, IU ainda esfregou na nossa cara a sua habilidade como cantora e interprete em “Flower Bookmark 2“, e não satisfeita mostrou que sabe fazer uma atuação foda como foi o caso e Last Night Story.

O ponto alto do 2017 de IU foi justamente esse, mostrar a artista foda que ela se tornou, o que só me traz boas esperanças pra o futuro da carreira dela. Mas se a JooE ganhar eu não ficaria bravo HEHEHEHE.

PIOR MÚSICA

BLACKPINK – As If It’s Your Last

Sim, isso aqui é uma bomba total e eu não vou de dar o trabalho de falar todos os motivos que fazem isso ser terrível quando eu já fiz isso em um post especialmente feito pra pisar nesse trem. Cliquem no link e descubram o por que da minha indicação.

MELHOR MÚSICA RUIM

Red Velvet – Rookie

Mas não é que outra música detonada por mim nesse ano foi indicada??? Mas dessa vez as notícias são melhores pro Red Velvet.

A verdade é o seguinte: Rookie é uma música com muitos, muitos acertos. Ela é um lado Red super divertido, com o instrumental on point e que usa os ótimos vocais da Seulgi/Wendy maravilhosamente bem de forma coesa com a sonoridade da música. O grande e fatal erro disso aqui é apenas um:

LUKI LUKI NON NAIE LUKI LUKI LUKI LUKI LUKI MA SUPA LUKI LUKI LUKI  LUKI LUKI LUKI LUKIL LUIFASOFSOASOFAAAAAAAAAAAAAARRRGGHHH

A BOSTA desses LUKI LUKI LUKI conseguiram DESTRUIR a música. E não só isso, mas todos os momentos que as gurias entoavam um som infantil pra cantar, o que ainda por cima entra em um contraste ENORME com os vocais mais maduros de Wendy/Seulgi.

Mas quer saber? Esse é realmente o único problema da música, e sem isso ela seria uma das melhores músicas do Red Velvet até hoje. E como já to mais acostumado com o câncer que é são os Luki Luki, consigo admitir isso. Vaga merecidíssima nessa categoria.

MELHOR FAROFA

CLC – Hobgoblin

Deixar Hyuninha de fora do melhores do ano comigo aqui???? Nem pensar meus amores. Ainda mais quando ela tá nessa farofona maravilhosa que não perdeu o pico mesmo tendo sido lançada lá no começo do ano. O espírito do finado 4minute ter possuído o CLC só trouxe maravilhas pra as pirralhas que tavam soltando só música meia boca atrás de música meia boca depois de Pepe. Infelizmente o espírito saiu do corpo do CLC, mas eu ainda tenho esperança que ele vá voltar da mesma forma que tive esperança com a volta do Lado Velvet e com a mudança de concept de GFRIEND, então talvez elas voltem com um meio termo igual as anteriores fizeram né? rçrçr

Enfim, farofona maravilhosa sem tirar nem por. Necessitava ter seu lugar nessa categoria, e assim foi feito.

MELHOR RELEASE DO LOONA

ODD EYE CIRCLE – Girl Front

Vocês podem olhar pra a minha indicação de melhor single solo/melhor single de girlgroup e pensar: ué Ramon, você ta traindo Eclipse com Girl Front???? Mas então gente, eu ia indicar Eclipse sendo que o Bruno já tinha indicado. hehehe

Mas honestamente isso não tira o mérito de Girl Front de forma nenhuma. Ela é sim a segunda melhor música do LOONA de 2017 (quem sabe a melhor música do LOONA de todas), graças a esse espírito feliz e animado da música que contagia o ouvinte deliciosamente. A bridge disso aqui também é gloriosa. E pensar que eu não tava indo com a cara dessa música por não ser etherial/misteriosa como o teaser parecia indicar.

PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO

EXID – Boy

E pra o nosso último indicado temos Boy do EXID. Essa é uma música bem diferente dos conformes do k-pop. Ela é muito mais lenta, simples e com um refrão preenchido só com a palavra “Boy” repetindo várias vezes com bastante distorção, é o tipo de produção que me lembra a fenomenal Hazey de Glass Animals, e só isso foi o suficiente pra fazer uma musica inusitadamente deliciosa. A música chega até a ter uma certa sensualidade, ela é lenta mas sabe que tá ali presente e toma controle do ouvinte, sabe? Um acerto muito bacana do EXID que quase foi deixado de fora da categoria de melhor b-side do k-pop.

E se vocês sentirem falta da categoria de melhor música de velório é por que não me avisaram que ia ter essa categoria do mesmo jeitinho que fizeram com o Dallas, mas de qualquer maneira aquelas eram as únicas opções mesmo então tanto faz. Só saibam que eu to torcendo por All Night.


E é isso aí galera. Agora é hora de vocês agirem a mandarem a brasa votando nos indicados! Fiquem ligados que a votação fecha dia 21, então corram pra mandar geral votar nas suas/seus faves e elas levarem a vitória! A enquete tá aí em baixo então é só começar a votação.

O resultado sai quando sair.

– CORTE, Dallas

10 comentários em “FUNDO DE QUINTAL AWARDS: Meus indicados

  1. Não se faça de desentendido Ramão, todos sabemos que você de fato ama as adocicadas e refrescantes vozes dos garotos do kpop

    E o que você achou de Super Hot? Valeu a pena ir pela minha influência?

    Curtir

  2. Ramon com gosto refinadíssimo ❤ indicou ❤ A.C.E ❤ reis da cueca pra melhor single de BoyGroup (e são os melhores na categoria junto com SNUPER), e ainda fez justiça pra "WA TO YO" um hinário maravilhoso marcando a volta triunfal da AI ❤

    Mas agora deixa eu continuar com minha campanha #VOTENAMELÃO que é um lírio que cresceu no jardim idol esse ano ❤ ouçam o hino e votem certo!!!!!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário