TAG: O definitivo ranking de girlbands coreanas (de acordo com esse blog)

ADIVINHA QUEM DEMOROU 2 MESES PRA RESPONDER UMA TAG???W??W??W??? QUEM MAIS PODERIA SER SE NÃO MAIMYU MELLO?????

Pois é pessoal, não satisfeito em parir apenas uma TAG, o Adriano do The Mysconceptions Of Myself deu a luz a mais essa TAGzinha junto do Igor lá do Esquadrão Lunático. Meus parabéns aos pais dessa família super moderna que só cresce. ❤

Sabem aquela ranking anual de girl bands da Sports Chosun que todos nos esperávamos afetuosamente todo ano mas que do nada parou de sair? Sabem não? Aquela que ranqueava as bandas de acordo com o sucesso que elas tavam fazendo??? Ainda não sabem????? ESSE TROÇO AÍ DE BAIXO:

Basicamente essa TAG quer que eu faça um ranking de girl bands igual a esse daí, sendo que levando em consideração apenas o meu gosto próprio e pessoal por cada girl band pra rankear elas. Ou seja, se TWICE ou SNSD não estiverem na parede inquebrável VOCÊ NÃO TEM O DIREITO DE RECLAMAR NOS COMENTÁRIOS NYEHEHEHEHEHEH.

Resultado de imagem para spongebob evil laugh gif
Já posso sentir as lágrimas dos BlackJacks

Mas direito de discordar vocês tem ❤

Fora isso, só saibam que foram colocados duas novas e exclusivíssimas colocações nesse ranking: Céu e Inferno (Sports Chosun could never). No céu ficam as girlbands que já não estão mais entre nós mas que sempre estarão em meu coração. Já no inferno ficam as girlbands que disbandaram e que eu glorifico em pé que deu disband. Bora lá?


CÉU

rankceu.png

4minute / Wonder Girls / T-ara / GI (Global Icon)

quatrominuto é um grupo que eu sempre tive um carinho enorme. Foi o primeiro grupo de k-pop que me fez sentir interessado pelo gênero e o primeiro que eu passei a acompanhar e ficar animado por cada comeback que estava por vir. E não é por pouco, o 4minute é recheado de músicas boas, tem integrantes muito características e um estilo diferente dentro do k-pop. Foi o único grupo que o disband realmente me deixou chateado.

Wonder Girls é sem comentários. Se ainda estivesse vivo, com certeza seria o melhor e mais interessante grupo de k-pop disponível pra a gente. Desde I Feel You e do Reboot, elas mostraram uma ecleticidade ímpar dentro do gênero e um excelente aproveitamento dessa ecleticidade. É muito triste saber que a gente não vai poder ver que outros tipos de música elas iam poder trazer pra o k-pop.

T-ara além de ser uma mulher forte independente que não precisa de Hwayoungs, foi um grupo cheio de músicas ótimas que eram um acerto independente do gênero que explorava. O grupo tava partindo pra uma fase de batidões deliciosíssimos que infelizmente não vai poder ser continuado por elas. E eu sei, eu sei, elas não morreram oficialmente. Mas elas vão morrer jajá mesmo então vou logo deixando elas aqui rçrçr.

Já GI tá aí exclusivamente por um motivo: DOLLIGÃO DOLLIGÃO. Depois de terem sido ignoradas com o conceito várias Ambers num só recinto, as maravilhosas do GI partiram pra esse farofão DELICIOSO com um clipe cheio de insinuações carnais que é das melhores coisas de 2015 e que foi o suficiente pra me fazer CHORAR LÁGRIMAS DE DOR E AGONIA com o disband delas. Descansem em paz meus anjos de apelação pós-flop não suficiente pra salvar carreiras (っ˘̩╭╮˘̩)っ.

Ranking 1

PAREDE INQUEBRÁVEL

NINGEM

N I N G U É M

ISSO MESMO.

Um numero exato de Z E R O girlbands estão na minha parede inquebrável. NINGUÉM conseguiu fazer o requisito pra entrar aqui. Não existe UM girlgroup vivo em 2017 que seja tão bom, mas tão bom, a ponto de merecer o título de parede inquebrável no parâmetro de Maimyu Mello da Silva.

E VOCÊS TAVAM ACHANDO O MASTERCHEF EXIGENTE NÉ??? A PAOLA ESTARIA ESPANTADA COM O NÍVEL DE EXIGÊNCIA DE @MAIMYUBLOG

Resultado de imagem para gif evil laugh snow white
SE PREPAREM PRA O MASTERIDOL QUE VOCÊS VÃO VER O QUE SÃO LÁGRIMAS ESCORRENDO NAS PROVAS DE ELIMINAÇÃO

Ranking 2

Eleitorado Nacional

9muses.png

9muses / f(x)

(OH MY GIRL ↑)

9muses é meu grupo favorito de k-pop atualmente por um fato simples e direto ao ponto: trazem música boa o tempo todo. Eu só consigo me lembrar de duas Title-tracks delas que são meio mehe acabou. Não tem coisa ruim no catálogo enorme de singles delas. E quem não adora sofrer por todo o ano uma bias sua sair do grupo né? heheehehe     hehehe     he…… tá, não tem graça

f(x) tá aí pelas ótimas músicas que o grupo já trouxe durante seu tempo ativo e pelas suas integrantes bem características, não pelos seus álbuns serem maravilhosos por que até agora eu não achei nenhum álbum delas legitimamente maravilhoso mas sim na média. Se os álbuns fossem tão bom quanto falam, eu subiria elas pra a parede inquebrável. Agora se me dão licença, irei pegar meu escudo pra me prot……EITA CARAI

Resultado de imagem para escudo fogo
PORRA MeUS. NÃO PRECISAVA SUMMONAR O DRAGÃO ASSIM TÃO RÁPIDO.

OH MY GIRL se mostrou um grupo rookie com muita capacidade desde a maravilhosa Closer, e daí pra frente foi só mostrando que elas tem muito o que agregar ao k-pop. As gurias trazem tanto músicas aegyo coloridas muito animadas, divertidas e boas (COLORING BOOK É BOA SIM) quanto outras mais reclusas, simples e também boas. Tem sido um ato muito interessante de se acompanhar e é um prazer poder ouvir o que elas vem trazendo (Aing a gente ignora). Pra chegar nesse eleitorado nacional as meninas só precisam se consolidar mais com mais músicas maravilhosas aí pela frente.

Ranking 3

High Society

mamamoo2.png

MAMAMOO / Girl’s Day / After School

(Red Velvet / AOA ↑)

MAMAMOO é o grupo com o time vocal mais eficiente do k-pop atualmente e tem meninas muito carismáticas e divertidíssimas (quer dizer…). Junte isso a uma sonoridade mais classy incomum no k-pop que aproveita muito bem as vozes das integrantes e você vai ter um grupo na minha High Society. Pra elas subirem só falta trazer umas músicas que tenham mais força mesmo.

Girl’s Day é daqueles grupos que traz pra a gente pop genérico descompromissado que sempre é ótimo e não desaponta a nossa vontade de só curtir uma diversãosinha sem muitas pretenções. É o melhor grupo que a gente tem aí no k-pop pra isso. E as integrantes ainda mandam bem no live. Só não sobe mais no ranking por que eu não sinto tanta ligação assim com o grupo.

After School é um grupo muito bom que tá em ativa desde 2009 até os dias de hoje e sempre tá aí na disposição de fazer um comeback. Elas só tão num hiatozinho de nada né? As vezes a pessoa precisa de um descanso aí agora elas estão descansando no hiato delas e tudo mais ai demora um pouco mas nem demora muito no fim das contas gente vale a pena por que no fim do hiato delas elas vão voltar muito boas gente vocês vão ver o hiato delas vai acabar logo logo e o grupo não vai ter acabado e vai ser muito bom como sempre foi o After School que não morreu ele ainda ta vivo só ta num hiato temporário ta gente??? É só um hiato necessário e temporário as vezes até os chefes delas tão muito cansados e tals e é sÓ Um hiaTo tmpÓraRIO tá boM gente??? hihihihihihihi eLas nÃO MORrERaM TÁ bom gente????? ihihihihihiihhiihIHIhihihiHIHIihHIhiHIhiHIhiHIHI ELAS TÃO VIVAS VIU GENTE????HIIHIHIHIHHIHIIHIIHHIDGASOGHOGGDHODSAPÇD90AREG490WYASDG26390626HELPME

AOA deveria estar em rankings abaixo desse, mas o 2016 muitíssimo bom delas garantiram a vaga do grupo por aqui. Ano passado elas mostraram que tem um potencial muito grande de trazer ótimas músicas pra a gente, e elas continuam demonstrando esse potencial aí com Excuse Me (pois é, passei a gostar bastante de ex-kiuss me). Se elas manterem isso, ganham vaguinha na minha high society e quem sabe no eleitorado nacional.

Red Velvet tem um conceito muitíssimo interessante, tem integrantes com uma química muito boa, e trazem músicas que só colam depois de ouvir várias vezes (tirando Automatic) mas que quando colam, colam. Pra elas chegarem na High Society só falta elas não jogarem no lixo esse conceito antagônico, trazerem umas músicas ótimas que peguem de primeira e darem a volta por cima por que elas tão indo ladeira a baixo na qualidade das músicas. Elas são um grupo que já deveria estar na minha High Society, mas o 2016 duvidoso delas e Ma Supá Drogas Drogas Drogas trouxeram elas pra baixo.

Ranking 4

Nível de Mania

echide.png

EXID / Stellar / GFriend / Girls’ Generation / Brave Girls / CLC / Sistar / Ladies Code

EXID mostrou que tem muito potencial com Every Night e subiram uns bons níveis no meu conceito. Mas aí pela frente vieram com uma música legalzinha porém meh, uma evolução da música legalzinha porém meh, e depois UMA VARIAÇÃO DA MÚSICA LEGALZINHA PORÉM MEH. Por mais que eu entenda 100% e aceite a decisão de aproveitar o hype do grupo lançando um monte de música parecida que vai fazer sucesso, as meninas do EXID ficaram um ano estagnadas no quesito qualidade por estarem fazendo mais do mesmo, e isso ia jogar elas mais abaixo nesse Ranking se não fosse as ótimas farofonas ‘L.I.E’ e ‘Are You Hungry?‘. As meninas ainda tem capacidade de subir ainda mais no ranking, então bora lá EXID que com aquela Night Rather Than Day isso não vai acontecer.

Stellar é aquele grupo que da pra confiar, elas vem trazendo title-tracks que vão de boas a ótimas. Só me falta ter mais apreço pelo grupo mesmo, eu só fui me interessar pelo Stellar depois de Vibrato. Quem sabe se elas aprenderem outras refinadas danças típicas brasileiras além do funk elas não sobem no ranking??? Já ta na hora de aprender um quadradinho de oito ein Stellar.

GFriend, lá pra época de Rough, muito provavelmente não entraria em nenhum desses rankings meus. As músicas dela nunca tiveram um apelo que me pegasse bem, era só a variação do mesmo white aegyo. Mas aí elas vieram com a ótima Navillera que já trazia mudanças na qualidade sonora do grupo e elas chegaram pra minha lista de candidatas futuras. Pois depois de Fingertip, as gurias mostraram que elas tem sim toda a capacidade de trazer músicas variadas e boas e pularam aqui no meu nível de mania. Se continuarem assim vão continuar pulando.

Girls’ Generation tá aqui por que tem músicas boas mas nunca me conquistaram totalmente. Sempre que elas forem lançar coisa nova provavelmente eu vou gostar mas não vou ficar apaixonado e amar, vou curtir quietinho ali na minha. Que pisada das 9musas né não? rçrçrç

Brave Girls é um grupo praticamente novo aí se a gente for ignorar que elas debutaram antes de 2016, e esse é o motivo delas não estarem mais alto. Elas já estão num patamar de grupo estabelecido pela quantidade de músicas boas que trouxeram em tão pouco tempo. Quer dizer, em pouco mais de um ano trazer Deepened, High Heels e Rollin’???? Se continuarem assim elas vão subir e muito.

CLC TÁ NO MESMO RANKING DE SNSD SIM E SE RECLAMAR EU BOTO TWICE TAMBÉM. Tá, CLC tem uma cassetada de bomba e só uma música boa antes de 2017 que é o hino do meme nazista de extrema diretaPepe. Mas esse último comeback delas com Hobgoblin foi tão bom tanto no quesito música quanto no quesito atitude do grupo que elas pularam de não estar em nenhum ranking pra o nível de mania. Mas se elas vierem com bomba elas caem daqui tão rápido quanto subiram.

Sistar é aquele clássico elas são boas, tem músicas bem legais no geral, sempre que eu quiser música divertida posso contar com elas, mas não invadiram meu coração e me fizeram as amar muito. Talvez se elas tivessem mais ‘I Like That‘s e menos ‘Shake It‘s elas apareceriam mais acima. E sim, eu sei que o Sistar devia nem estar aqui por que ESTÁ FADADO À  M O R T E, mas me dá um desconto por que eu montei esses rankings semana passada quando ninguém suspeitava que elas iam disbandar e agora to com preguiça de tirar daqui. rçrçrç

Ladies Code tá demonstrando ser um grupo com uma capacidade do caralho graças a esse conceito delas super sóbrio que chega a ser ímpar no k-pop. Sem contar que elas já trouxeram dois singles (singles = os cd’s com 3 músicas) muitíssimos coerentes. A única coisa que falta pra elas alavancarem de vez é trazer música muito boa, coisa que elas não fizeram até agora com as tímidas Galaxy e The Rain. Elas tem todo o poder de decolar pra o Eleitorado Nacional, só falta esse detalhe.

Ranking 5

Linha de Popularidade Magnética

lisaestánessaimagem.png

Dal Shabet / D.Holic / Crayon Pop / Dream Catcher / TWICE / BLACKPINK

Dal Shabet é aquela situação complicada. Elas tem um hinão da porra chamado Grande Bebê Bebê, outra música ótima que é Someone Like U, e para aí mesmo. Elas são daquele grupo que eu acompanho na esperança de ver trazendo algo incrível mas é mais comum trazerem algo meh que eu sequer baixo. Mas ainda assim aguçam minha curiosidade e não trazem coisa ruim, então valem aparecer aqui no último ranking. Agora com licença que vou ali vestir minha armadura antes que o Dougie leia isso.

D.Holic eu só me importo pelas duas últimas músicas mesmo, ‘Chewy‘ e ‘Me Colora, Rad‘. Duas farofonas deliciosas e divertidíssimas. Mas convenhamos que isso daí não é suficiente pra colocar elas mais acima no ranking. Vamo esperar pra ver se elas conseguem se manter a qualidade ou se superar (se é que vai dar tempo disso acontecer antes do disband chegar né?).

Crayon Pop morreu? Eu não sei se morreu gente, então vou deixar elas aqui mesmo. Ai gente, eu acho elas legais mas não tem muita música delas que faça eu morrer de amores pelo grupo. O conceito delas também não me fez morrer de amores por elas. Então é… linha da popularidade magnética nelas.

Dream Catcher tem sido um grupo bem interessante. Dançam bem, tem um estilo de música muito diferente pro k-pop, tem um conceito bacana e as duas músicas que trouxeram são bem legais e bem executadas. Mas ainda é muito cedo pra colocar elas muito cima no ranking. Vamo ver aí se elas continuam mandando bem e, de preferencia, melhoram mais pela frente. A capacidade de pelo menos subir pra o nível de mania elas tem. Já pensou se elas seguem os passos sombrios, dark e obscuros de Deus Sarah??? Ia ser parede inquebrável na certa.

TWICE é aquele negoço. Tem musicas divertidinhas e só. Apenas isso e nada mais além disso. Signal foi a música que deu sinal (PUN NOT INTENDED EU JURO) de uma chacoalhada nessa sonoridade do grupo com aquela vibe urban nos versos que é MARAVILHOSA, mas que se perdeu totalmente no refrão aegyo, então não foi suficiente pra chacoalhar as meninas pra cima do meu Ranking. Se o TWICE quiser mesmo ser levado a sério pela comunidade capopeira, tá na hora de mudar isso daí. Mas é, elas se mantem aqui pelas músicas divertidinhas mesmo, e, claro, por serem REVOLUCIONÁRIAS QUE MUDARAM O K-POP PRA SEMPREEEEEEEEEEEEeEeEeEEeEeEeEeeeeeee.

BLACKPINK tem 4 músicas aí e já mostraram pra o que veio: pra ser o novo 2ne1. E tá, elas fazem as coisas bem até. Só falta trazer mais material e impulsionar mais a qualidade das músicas mesmo que elas chegam longe. Minha integrante favorita é a Linda Blai……digo, a Lisa. rçrçr

Eu acho que isso não faz parte do ranking

Candidatas Futuras

yeojinequalsgod.png

LOONA / BULLDOK / COSMIC GIRLS / PRISTIN

LOONA deveria estar mais acima gente, mas eu não posso colocar no ranking um grupo que sequer debutou, não é mesmo? (SERIA UM MILAGRE EU JOGANDO DE ACORDO COM AS REGRAS???) Mas tá, elas tão aqui por que até agora o projeto do LOONA tem demonstrado ser um dos mais ambiciosos e interessantes de se acompanhar do k-pop mesmo antes do debut do grupo. Já foram várias músicas ótimas saindo do LOONA, clipes muito bonitos e integrantes interessantíssimas. Não satisfeitos com isso, agora LOONA tem o meu LOONAVERSO e toda uma linha de história aí que a empresa delas decidiu jogar pra a gente. Ridículo, né? Mas como isso daqui é LOONA essa história da um 360 e acaba tornando o grupo ainda mais interessante. LOONA, EU TE VENERO. DEBUTA LOGO PRA EU PODER TE JOGAR NA PAREDE INQUEBRÁVEL.

BULLDOK tem o diferencial e ser um grupo com conceito Girl Crush e tem uma rapper incrível que eu não sei o nome (é aquela do cabelo branco/cinza do clipe de Why Not). Elas tem a capacidade de trazer coisas boas aí pela frente, então vamo esperar pra ver se elas vão impressionar o suficiente pra conseguir entrar no meu ranking de vez.

Cosmic Girls é um caso complexo. Tiveram um pre-debut bem interessante que me deixou muitíssimo curioso pra ver o que o grupo ia trazer, tiveram um debut BOSTA que prefiro não comentar, logo em seguida elas trouxeram um EP legal junto da ótima Secret que finalmente explorava o conceito do grupo em seu todo, e depois elas trazem uma música chatinha que pelo menos respeita o conceito do grupo. ME DIGA WJSN, O QUE VOCÊ QUER DA VIDA????? Elas até que podiam estar na linha de popularidade magnética, mas depois dessa I Wish não teve condições. E vão ficar fora do ranking até trazerem uma música boa que combine com o conceito cósmico delas. hunf (҂⌣̀_⌣́)

PRISTIN acabou de debutar com a legalzinha WEE WOO. Elas chamam a atenção por terem a capacidade de ser aquele grupo de k-pop super genérico que tá aí só pra nos divertir mesmo, fazendo bem seu papel. Só resta esperar pra ver se o PRISTIN vai ser um pisão no TWICE ou não.

INFERNO

2ne1infireliterally.png

2NE1

NYEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEH

As donas do conceito Girl Crush na Coreia é exatamente o grupo com músicas execráveis que só da pra gostar pela piada ou sei lá por que motivo. Quer exemplos? Follow Me, Clap Your Hands, Falling In Love e I  A m  T h e  B e s t.

 

ISSO MESMO

 

I AM THE BEST É UMA MÚSICA EXECRÁVEL, ABOMINÁVEL e uma OFENSA. É sinceramente uma das músicas mais  o v e r r a t e d  do k-pop. A única coisa boa que ela tem a oferecer é esse refrão catchy e viciante com CL falando “NEGA TCHÊ TCHÁ LAGÁ”, por que o resto dela é uma bosta sem tamanho indefensável que destrói toda e qualquer iconicidade do refrão.

E 2ne1 segue com várias músicas nesse estilo, o que afunda esse grupo ao patamar INFERNAL.

QUEIME 2NE1, QUEIMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE MWAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

tenor.gif


Tá bom gente, mas falando sério agora. Eu não odeio o 2ne1 não, só exagerei as coisas pra poder colocar alguém no inferno mesmo rçrçrç. Tudo o que eu falei aí sobre as músicas delas é a mais pura verdade e foi o critério que eu usei pra arrastar elas pro inferno, mas eu sei que nem tudo que o 2ne1 trouxe foi essas bostas horríveis e que elas variam com umas coisas boas tipo Scream, Hate You e Go Away. E eu sei do impacto que elas trouxeram pra a Hallyu e respeito isso, pode ficar tranquilo aí.

Fora esse adendo, só vou dar duas menções honrosas aqui: miss A e Brown Eyed Girls. O único motivo de eu não ter colocado esses dois grupos aí na listinha é que eu não conheço quase nada da discografia delas então tem nem como julgNÃO ME APEDREJEM EU AINDA VOU OUVIR EU PROMETO

Agora chegou aquele momento de marcar pessoinhas na TAG. E as pessoas vão ser a Lizzy Kwon, comentadora avídua aqui do MAIMYU que eu descobri que criou um blogzinho recentemente, fica aí meu apoio pra a sua carreira solo hehehe. Não tem mais ninguém que de pra eu marcar nisso aqui, então eu vou avacalhar mesmo e marcar o meu, o seu, o nosso Oppa: ASIANMIXTAPE. Sei nem se ele vai acabar vendo isso daqui, mas vou insistir mesmo assim por que eu sugeri tem um tempo pra o moço Bruno fazer uma listinha dessas e estou no aguardo dela hehehehe.

Pois é meus caros, tá aí o post. Depois a gente se vê, bejos no kokoro e blackjacks não me matem.

 

sério, não me matem.

21 comentários em “TAG: O definitivo ranking de girlbands coreanas (de acordo com esse blog)

  1. EU TO SOFRENDO QUE AGORA ENTENDI QUEM É A MENINA BRANCA NO BANNER QUE VOCÊ MANDOU NO CHAT DOS BLOGUEIROS AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Rapaz, bom ranking, e que incomum não ter uma parede inquebrável, Maimyu Mello quebrando paradigmas mesmo hein. E concordo com essa de Signal ter mostrado uma variação pro Twice, mesmo sendo horrível, hihi

    E vai ouvir BEG e Miss A menino, tá perdendo muito hino

    Curtir

    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. A atriz de filmes de terror favorita do k-pop ❤

      Ai menino, ainda bem que gostasse apesar dos Girls' Generation em rankings meio baixos hehehe. Fui muito quebrador de paradigmas agora ein.

      Rapaz, eu até ouvi mais umas de Miss A esses dias e achei legal, mas vai dar um tempo até eu realmente parar e ouvir elas hehehehe. MAS VAI ACONTECER, stay tunned

      Curtir

      1. Ah, eu também botei SNSD num escalão baixo na minha (baixo o sentido de não tão alto pro grupo da nação amado por todos, não baixo de baixo mesmo, hihi), então me identifico

        Curtir

    1. PRAAAAAAAAAAAAAAAISE QUE TU TAMBÉM ODEIA I AM THE BEST.
      Menino eu fico chocado que eu mal encontro gente que reconhece o quão bosta é esse troço, chocado.
      hehehehehe, ficou meio fora de coesão mesmo. Mas vê só, se a ecleticidade delas já foi ímpar com 1 álbum e 1 single, imagina se tivessem mais anos de carreira, ein??? Te peguei agora né??? hehehehe

      Curtir

  2. OLÁ NOSSA EU FUI INDICADA (?) POR ALGUÉM PRA FAZER UMA TAG! ÊÊÊÊ!!!!
    Então né, tens um gosto maravilhoso, sério, gosto (AMO) todas as músicas do post (até mesmo as do #teamvulgares não sou preconceituosa) com exceção de Falling In Love né pq NINGUÉM MERECE AS MÚSICAS DE 2NE1 INFERNO MERECIDO~
    Enfim, farei a tag algum dia destes, aguardem pacientemente.

    Curtir

    1. FOI INDICADA MEIXMOOOOOOO
      Minina ainda bem que apareceu mais uma pessoa que não gosta desse troço horrível de Falling In Love. Não entendo como as pessoas suportam essas músicas do 2ne1.
      Estarei aguardando pacientemente ❤ E sinta-se livre pra botar o link do post aqui quando fizer ele em??

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s