MELHORES DO ANO 2016: TOP 10 MÚSICAS DO JAPÃO

Chegou a hora de começar a numerar as melhores músicas desse nosso 2016. E nada melhor que começar com TOP curtinho do Japão pra já dar indo um esquenta nas coisas.

Eu não ouvi lá muito j-pop esse ano, mas as coisas que eu ouvi foram muito boas e suficientes pra encher esse TOP 10 pra vocês.

E a playlist tá pronta aqui em baixo pra vocês poderem ouvir enquanto leem o post (mas não precisa se não quiser, vai ter o vídeo de cada música no post). Lembrem-se de estar logados em sua conta do 8tracks pra poder ouvir as músicas aí de baixo.

10º LUGAR

DAOKO – MOSHIMO BOKURA GA GAME NO SHIKUYAKU DE

Pra abrir a lista, nada melhor do que Moshimo Bokura Ga Game No Shikuyaku De, não?

No seu último EP, DAOKO trouxe 3 músicas bem boas, e dentre elas o grande destaque fica com essa música do título grande.

Recheada de sons saídos de arcades, a faixa é super feliz e tem esse clima contagiante que faz dela uma ótima pedida pra quem quer que seja. Tá naquele dia meio ruim? Pode tocar Moshimo pra se animar. Tá naquele dia de preguiça? Pode tocar Moshimo pra despertar. Tá naquele dia bom? Pode tocar Moshimo pra ficar mais alto-astral ainda!

 9º LUGAR

SUIYOUBI NO CAMPANELLA – CHUPACABRA

Depois de ter feito uma ótima aparição ano Resultado de imagem para suiyoubi no campanella umapassado trazendo músicas como RA e MATCH URI NO SHOUJO, Suiyoubi no Campanella voltou esse ano em grande estilo com a ótima Chupacabra.

Ela não chega a ser tão boa quanto as anteriores, mas isso não tira a qualidade alta que a música tem.

Cheia dos elementos eletrônicos alternativos que já estamos acostumados, Chupacabra é justamente tudo aquilo que a gente esperava de Wednesday Campanella, mas ainda assim não deixa de soar diferente daquilo que eles anteriormente lançaram.

 8º LUGAR

MORNING MUSUME – CONFRONT WITH BARE NAKEDNESS

Resultado de imagem para morning musume sexy cat speech confront with bare nakedness i'm not like that

Eu não sou lá um bom conhecedor de Morning Musume nem dessas coisas de Oi Projeto (não faço ideia do que seja isso), então não se surpreendam por essa música ter sido a primeira música de Momosu que eu tive interesse em ouvir e que eu legitimamente gostei.

E não é por pouco, essa farofona aqui é ótima e justifica o hype inteiro que toma conta dela.

Ela passa longe de ser algo inovador ou diferente. Mas quem disse que música precisa ser vanguardista pra ser boa? Tenho cara de fã do Flume?

7º LUGAR

FEMM – NEON TWILIGHT

Resultado de imagem para femm neon twilight

A tão esperada volta do maravilhoso duo de manequins finalmente aconteceu nesse 2016. Senti falta de um full album, mas isso da pra ficar pra 2017 por que o gostinho de FEMM que elas deram esse ano já dá pra saciar nossa sede por elas.

Das 4 faixas lançadas, Neon Twilight é facilmente minha favorita.

Com um clima funky extremamente envolvente (envolvimento esse que as outras 3 faixas de FEMM não conseguiram se equiparar), Neon Twilight segue essa linha de músicas mais animada de ótima forma.

 Quando você menos espera, você já esta gritando os YE YE YE YYYYEEHH!!!1!!!1!!1!

 6º LUGAR

CHARISMA.COM – SUBLIMINAL DIET

Resultado de imagem para CHARISMA.COM AIDORO C

TAVA DEMORANDO PRA DROPAR THE BEAT REALLY HARD. QUE EDMZÃO MARAVILHOSOOOOOOO.

Sério, Subliminal Diet é frenética na medida certa e tem a atmosfera perfeita pra todos aqueles que apreciam uma requintada farofa, assim como eu.

A estrutura da música construída ao entrelaçar o refrão cantado com o rap ficou ótima e ajudou a deixar a qualidade de Subliminal Diet lá em cima. Vale salientar que o rap dessa música é maravilhoso e se mesclou bem demais com o instrumental.

E olhe que esse clipe com as duas criticando a indústria que vende produtos pra emagrecer ficou show. Muito críticas da sociedade essas japa, ein?

 5º LUGAR

PERFUME – COSMIC EXPLORER

Perfume-COSMIC-EXPLORER-495x488

O tão esperado e temido lançamento do 5º álbum de Perfume aconteceu nesse ano, e para a nossa sorte, ele não foi aquela desgraça toda que podia ter sido.

Junto dele, veio a ótima faixa Cosmic Explorer.

Tendo toda uma maravilhosa e envolvente vibe cósmica que parece ter saído de uma trilha sonora de algum filme sobre viagens intergaláticas, a música conseguiu ser um grande destaque do último CD do trio, e também ser uma grande música dentro da carreira de Perfume.

Agora é aguardar pra que elas tragam mais coisas maravilhosas como essa aqui no futuro. Coisa que eu não duvido nada que aconteça, vide os teasers de It’s My Winter.

4º LUGAR

AOA – GIVE ME THE LOVE (FEAT. TAKANORI NISHIKAWA)

Resultado de imagem para aoa give me the love

Mas que musicão da porra, em AOA?

Eu não sei por que, mas Ás de Anjos decidiu dar uma passada lá no Japão pra fazer música boa e flopar em pleno 2016.

De todas as músicas que elas trouxeram, de longe a melhor foi Give Me The Love. Uma música up-tempo que faz por merecer esse título ao trazer toda a empolgação que uma faixa animada precisa trazer, e faz isso muito bem.

Se Cosmic Explorer parece ter saído de um filme futurista, Give Me The Love parece ter saído de um daqueles filmes de corrida e é perfeita pra tocar naquele momento de clímax onde a última e decisiva corrida está acontecendo. Então foi uma boa o clipe da música ter tomado esse rumo.

3º LUGAR

REOL – YOIYOI KONKON

Resultado de imagem para reol sigma

O ótimo debut do trio REOL foi efetivado esse ano, e com ele veio a MARAVILHOSA album track YoiYoi KonKon.

Tá, eu sei, esse nome faz parecer que essa não é uma faixa a se levar à sério. Mas não se deixem enganar. YoiYoi KonKon é um EDMzão não só frenético, mas selvagem.

Ele ousa em jogar MUITOS elementos nos ouvidos de quem ouve a faixa, desde sons de instrumentos tradicionalmente japoneses até o mais eletrônico dos beats. Isso tudo funciona  m u i t o  bem e é de deixar em transe qualquer apreciador de uma requintada farofa™. Sem contar que essa música tem uma bridge gloriosa.

Esse aqui não é só o melhor EDMzão do Japão em 2016, como também é o melhor EDMzão do ano.

2º LUGAR 

UTADA HIKARU – NIJIKAN DAKE NO VACANCE (FEAT. SHIINA RINGO)

Resultado de imagem para utada HIKARU FANTÔME

Pra dar uma freada em todas as farofas que a gente ouviu, nada melhor que a linda música de Utada Hikaru, Nijikan Dake no Vacance.

Ela é simples, calma, tem um instrumental bem minimalista, e isso é tudo o que Utada precisou pra fazer uma música fenomenal.

O que mais faz com que essa música seja tão boa é a atmosfera que ela traz ao ouvinte, que é de completa calmaria.

É até difícil explicar como Nijikan Dake no Vacance consegue ser uma música tão incrível. É indescritível como elementos tão simples puderam dar um resultado tão bom. Esse aqui é um daqueles casos que você só vai poder entender a grandeza música ao ouvir-la. E eu recomendo muito, muito, que você a ouça.

1º LUGAR

.

.

.

PIKOTARO – PPAP (PEN PINEAPLE APPLE PEN)

Resultado de imagem para pikotaro pen pineapple apple pen cover

A inestimável e real obra de arte que deixou sua marca nas gerações de 2016 aqui se encontra.

PPAP é uma música transcendental que utiliza dos mais simples elementos eletrônicos para fazer arte.

Porém, o grande destaque da música não fica apenas no seu instrumental. O verdadeiro triunfo da música está em sua composição.

Uma letra extremamente tocante e bela, que nos leva a adentrar em grandes reflexões sobre várias vertentes científicas, tais como a da Lei de Lavoisier.

A frase “Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma” está claramente expressa em PPAP. PIKOTARO não está simplesmente criando uma Pen-Pineapple-Apple-Pen, mas sim transformando pequenos elementos (tais como uma pen, uma pineapple, uma apple e outra pen) em uma Pen-Pineaple-Apple-Pen, processo esse onde nenhum dos pequenos elementos se perde. Chega escorreu uma lágrima do meu olho agora.

E é por isso que PPAP se encontra em primeiro lugar na minha seleção de melhores do ano do Japão, não é por que eu não tinha uma décima música pra colocar aqui e, por isso, decidi tirar onda com a cara de vocês colocando qualquer coisa tosca em primeiro lugar (o que faria a faixa de Utada ser o real primeiro lugar dessa lista). Longe de mim fazer uma coisa dessas.


E eis aqui o meu TOP 910 do Japão. Curtiram ele? Sintam-se à vontade pra trocar umas opiniões aí nos comentários.

Não esqueçam que logo logo vai ter o TOP 20 do Ocidente, então fiquem no aguardo que esse Melhores do Ano ainda não acabou.

E feliz Natal pra vocês. ❤

PRIMEIRA PARTE DO TOP 20 DO OCIDENTE

9 comentários em “MELHORES DO ANO 2016: TOP 10 MÚSICAS DO JAPÃO

    1. Deboche? Que deboche? Todas as 10 músicas desse TOP foram cautelosamente escolhidas com muitíssima seriedade e compromisso. O primeiro lugar, em especial, representa uma grandissima canção na cultura popular japonesa que revoluciona-rá a forma como as pessoas produzem música nipônica.

      hehehe

      Curtir

    1. COMENTÁRIO RESGATADO DO LIMBO COM SUCESSO

      E tu não chegou a gostar tanto dessas novas de AOA? Eu mesmo fiquei surpreendido. Não esperava que fosse gostar tanto assim das músicas delas.

      Nem me surpreendo com você preferindo LCS. Acho que eu fui um dos poucos que preferiu Neon Twilight dessas 4 músicas novas de FEMM xD

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s