Review: Perfume – Cosmic Explorer [ÁLBUM]

Depois de muito nos fazer esperar, Perfume FINALMENTE chega com o seu 5º álbum de estúdio, Cosmic Explorer. Depois de vários singles duvidosos e de nos fazer ir pras ruas pedir o impeachment de Nakata (produtor do Cosmic Explorer) por Display não estar na tracklist do álbum, não era de se esperar que os perfumetes iriam ficar tri nervosos pra saber o que diaxos seria de Cosmic Explorer. Bem, pra o bem ou pra o mal, a hora da verdade chegou.

Mas antes de tudo, vamos parar pra analisar o QUÃO Perfume-COSMIC-EXPLORER-495x488LINDA FICOU A CAPA DESSE CD ❤ ❤ <3. Sério, minha capa favorita delas era a de JPN por ser uma capa super branda usando um tom de verde que combinou muito com a atmosfera do álbum. Mas essa aqui teve uma ideia genial colocando as meninas penduradas nesses troços azuis com a cara delas por trás. Melhor capa de Perfume, e Cosmic Explorer já ganhou pontos positivos.

Mas agora vamos ao que interessa, ver se o produto final que aqui foi entregue valeu a pena e o quão horríveis ficaram os album mix dessa vez. Sério Nakata, para com essa ideia de álbum mix que ta feio.

1.  Navigate

Chegamos na introdução, e olha, nada mal. Bem simples como deve ser e gostosinha de se ouvir. A forma como os elementos vão crescendo é bem legal e feito de uma forma bem branda, funcionando muito bem pra nos preparar pra o que está por vir. Ótima intro.

2. Cosmic Explorer

Quando vi que o nome do álbum seria Cosmic Explorer achei a coisa mais estranha e sem noção do mundo. O que mulesta esse álbum teria haver com cósmico? E pior, com EXPLORADOR CÓSMICO. Mas foi só ouvir essa música que tudo fez sentido.

Gente, essa música já começa explodindo, o instrumental do início é simplesmente uma maravilha, começando o álbum bombasticamente. Só com os 40 segundos iniciais essa música conseguiu ser a melhor forma possível de dar início ao CD, mas calma que ainda tem mais.

Os vocais das meninas ficaram muito bons aqui, elas não tem a maior capacidade vocal nem nada, mas quando é pra elas cantarem algo calmamente elas fazem isso muito bem, e é tudo isso que essa faixa precisa nesse momento, um vocal calmo, e ficou lindo, combinou perfeitamente com o instrumental, entrou na minha alma.

Algo que não me fez muito o gosto aqui foi um pouquinho antes de voltar toda aquela explosão do começo da música. Os vocais delas tavam calmos demais na hora errada, eles deviam estar mais energéticos pra acompanhar o andamento da música que ia se agitando, mas as meninas continuavam lá, calminhas. De qualquer forma isso é perdoável por que a música inteira tá fenomenal, o instrumental tá foda pra caralho, os vocais ajudaram muito. Ponto pra Perfume.

3. Miracle Worker

Esse clima místico que passa os títulos das duas primeiras músicas desse álbum é meio estranho, sei lá, não combina muito com Perfume. Mas vamos combinar que ficou bem interessante. ENFIM, SOBRE A MÚSICA.

Aqui o comecinho é bem ok, bem de boas, nada incrível. Mas meus queridos, vamos sentar e esperar o Ô CÔSÁ MÍ RWAI CLU e absorver todo o instrumental que vem logo em seguida que tá MARAVILHOSO. A música toda pertence à ele, e o resto da música que é ok passa a ser bem mais prazerosa só pela presença desse instrumental que serve como refrão aqui. Percebam o poder de um break de EDM bem feito, algo que foi muito bem feito em Miracle Worker, por sinal.

4. Next Stage With You

AI QUE DELICINHA DE GUITARRA NO COMEÇO DISSO. Gente, todo o começo dessa música tá ótimo. E por mais que os vocais das meninas estejam meio coloridinhos, ele ficou bem condizente com o resto da música, que não é nada mal por sinal. Foi feito um trabalho muito bom com o instrumental dessa faixa e é ele que faz essa música ser tão boa.

5. STORY

O momento que todos nós estávamos esperando meus caros, a música puramente EDM com 420241 minutos de duração que Nakata vem jogando nos álbuns de Perfume e que sempre são as melhores coisas que já ouvimos. Bem, devo dizer que é meio desapontante essa música só chegar perto dos 6 minutos, mas enfim…

É muito interessante a construção de STORY, é tudo bem simples no início com sons mecânicos que começam lentamente e que vão se acrescentando. Seria algo normalmente muito fácil de ficar meio cagado ou só meh, mas aqui Nakata fez funcionar MUITO bem, de verdade. Sem contar que isso vai crescendo cada vez mais só pra dar toda uma euforia pra quem ouve.

Aí chegamos na batida super agressiva que é STORY, diferente das outras músicas nesse estilo de Perfume não se tem medo de ser selvagem aqui, algo que deu certíssimo. De novo vemos os vocais calmos desse grupo sendo usado de ótima forma. Entre toda a loucura dessa faixa tem momentos ela se acalma um pouco e abre espaço pra esses vocais, onde elas falam umas palavras jogadas mesmo, algo que funcionou muito bem. Mas não ache que é por isso que a faixa fica calminha e não sei o que, ela continua intensa do início ao fim.

Aí chega uma parte meio cagada que são as que abrem demais pra os vocais de Perfume, mas olhem só a habilidade dessas vozes fazerem maravilhas e fazerem merda ao mesmo tempo, é talento minha gente. Bem, o grande problema é que esse momento da música tem NADA a ver com o resto e poderia muito bem ser descartado e nos deixar com 5 minutos de música, faria mais bem do que mal. Outra reclamação que eu tenho a fazer é que aqui tá faltando aquele momento em que o instrumental vai mudando pra algo INCRÍVEL e melhor que todo o resto da música logo após esses vocais meio nada haver das meninas, característico de Party Maker e Edge. Mas imagino que isso tenha sido deixado de lado por que STORY é intensa do início ao fim, não só em um de seus momentos.

Enfim, tiveram probleminhas mas aqui o saldo é positivíssimo.

6. FLASH (Album-mix)

E chegamos ao primeiro album mix do Cosmic Explorer. Serei bem sincero e vou dizer que não sei ao certo se as diferenças entre a versão original e a versão do álbum são grandes porque eu só ouvi 2 minutos da original, então vamos relevar.

Bem, a música começa bem, todo o instrumental tá ótimo e o vocal das garotas mais uma vez casa muito bem com ele. Mas senti falta de um instrumental mais intenso logo no refrão, e não só depois dele, e ele tá legal mas não tá grande coisa. Mas pelo menos o resto da música vai crescendo e ficando bem mais interessante que seu início, o finalzinho tá muito bom. No fim das contas é uma música legal, mas não chama muito a atenção. Quando eu ouvir a original boto um edit aqui falando se tá melhor ou pior hehehe.

EDIT: A versão original é melhor mesmo, falei mais sobre ela e do clipe aqui nesse post olha só que incrível: ~~POST MÁGICO SOBRE FLASH~~

7. Sweet Refrain (Album-mix)

Sweet Refrain tinha sido uma música bem ok com um clipe maravilhoso, e olha, aqui ela conseguiu ser mais que isso. Isso mesmo meus caros, corram para as colinas por que muito provavelmente o apocalipse vai ser amanhã porque um album-mix de Perfume ficou melhor que a música original.

No começo você já percebe isso, o início foi todo prolongado e foram colocados muito mais elementos nele, o que trouxe muito mais daquele fator explosivo que a gente tanto precisa num álbum como Cosmic Explorer.

Bem, fora isso o que agregou à Sweet Refrain foram uns detalhezinhos colocados ali no meio da música. E essas duas coisas já foram suficientes pra deixar isso aqui bem melhor. Muito bem Nakata, continue assim e teremos que viver 2012 (2016 edition).

EDIT: Sabe aquele negoço que eu falei sobre o início ter sido prolongado e tals? Bem…ignore por que isso foi mera impressão minha e na verdade o tempo do comecinho tá o mesmo da versão original. Mas realmente da a impressão de que foi prolongado por que parece algo totalmente novo com os elementos diferentes que Nakata colocou lá, então continua sendo amor <3.

8. Baby Face 

Tá aqui uma música fofinha. Não chama muita atenção no início, mas ela gostosinha de se ouvir. Aqueles BEIBI FEEEEICE  que os vocais gritam ficaram meio cagados, não vamos negar isso. O refrão-instrumental tá uma delicinha e é a melhor coisa daqui. Bem, não é uma música que chama muito a atenção mas não deixa de ser legalzinha.

9. TOKIMEKI LIGHTS (Album-mix)

IU LÉDI FÔ DIS. Essa aqui já começa bem animada de ótima forma. Mas é só o começo mesmo por que depois já chega uma parte fofinha COMPLETAMENTE cagada que são todos os versos restantes da música. Aquele começo volta como um refrão e continua ótimo, mas a parte cagada diminui bastante o nível da música.

10. STAR TRAIN (Album-mix)

Olha, por mais que não seja completamente ruim, Star Train não tem muita coisa que chame a atenção. O refrão é legal, mas todo o desenrolar da música é bem chato e não faz a pessoa se prender à ela, não vale a pena passar pela  faixa toda só pra ouvir refrão que é legal mas que não é grande coisa.

E olha não sei se foi por conta do acompanhamento visual, mas achei Star Train melhor vendo o clipe com a versão original da música. Mas, sinceramente? No fim das contas essas duas versões não devem ter quase nada de diferente. Pelo menos Nakata não cagou por completo a música com esse mix (por mais que ela já estivesse cagada).

11. Relax In The City

Essa música não é novidade pra mim, e bem, ela é agradável o suficiente. É uma música beeem calminha e beeem bonitinha, daquelas pra ouvir e abrir um sorriso que as atrizes de comercial de desodorante abrem depois de passar aquele rolo molhado no suvaco delas, a diferença é que com Relax In The City o sentimento é verdadeiro. Uma música legal, não erra em nada e não é incrível, mas tá super beleza. E não vamos ignorar a maravilha que foi elas quase acertando contagem em inglês com o seu maravilhoso “one, two, USCHULee” e a incrível “RELAAASC IN THE CÍTÍIII”.

12. Pick Me Up

Eu já tinha ouvido Pick Me Up antes, e, gente, eu só não digo que ela é a melhor faixa de Perfume por que eu fico em dúvida entre ela e Edge. A música inteira é incrível, não falha em nenhum momento. Eu vou até poupar minhas palavras aqui por que se eu for falar o por quê dela ser tão boa irei só ficar descrevendo ela inteira e falando que ta tudo muito bom, então apenas escutem uma das melhores músicas EVER (sério) e tirem suas próprias conclusões.

13. Cling Cling (Album-mix)

Olha, as diferenças da música original pra essa aqui são mais no início mesmo, pecando ao, DO NADA, interromper os vocais pra abrir um EDMzão lá. Bem, no mais, as diferenças não são grande coisa não, e nem ficaram ruins.

Cling Cling é uma música que eu gosto bastante, os vocais delas antes do refrão estão naquela linha de lindeza, o instrumental também é muito bom. Enfim, não há muito o que falar sobre Cling Cling além de que ela uma ótima faixa.

14. Hold Your Hand

Sou só eu ou essa música parece MUITO aquelas que tocam em finalzinho de anime? E olha, podem me julgar a vontade, mas ADOREI ELA. PODE PARECER ABERTURA DE LUCKY STAR A VONTADE, MAS AMO HOLD YOUR HAND E VOU PROTEGE-LO.

Não gente, sério, ela é muito gostosinha. E ainda mais temos aquela batidinha maravilhosa do refrão, não tem do que reclamar dessa música que é um amorzinho <3. Dá até vontade de ouvir o álbum inteirinho de novo quando termina só por ser Hold Your Hand.

Saldo final? Muito bom. Perfume conseguiu entregar um álbum que na sua maioria é sim bom.

Tem músicas bem descartáveis que dava pra mudar algo em sua produção pra tirá-las do ruim e lhes trazer pro maravilhoso, músicas meio meh que poderiam facilmente ser substituídas por Display (cofcof star train cofcof), mas isso são umas 4 músicas do CD. No geral, Cosmic Explorer tem faixas que variam do bom até o maravilhoso (as músicas ficam mais concentradas na parte do bom), e pra mim isso é suficiente pra que um álbum seja de qualidade.

Senti que faltou mais identidade pra esse álbum, algo que eu só consegui achar com os vários breaks de EDM que a gente tem por aqui, mas essa identidade da pra deixar pra a próxima.

Bem, agora a gente já pode ficar sofrendo por mais 3 anos com a espera do próximo álbum de Perfume ;-;

perfumecosmicexplorer3

Destaques: Cosmic Explorer, Miracle Worker, STORY, Pick Me Up

*vozinha do além* nakata fez um album-mix bom *vozinha do além fading away*

2 comentários em “Review: Perfume – Cosmic Explorer [ÁLBUM]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s